3 dúvidas comuns que podem deixar a sua empresa no vermelho

Ninguém abre um negócio para não ter lucro, certo? Mesmo assim, existem alguns fatores que, se não olhados com atenção, podem deixar a sua empresa no vermelho. Por exemplo: separar com clareza o dinheiro que pode ser retirado pelos sócios do que deve ser mantido para despesas eventuais e novos investimentos é fundamental. Mesmo porque, confundir-se nessa etapa pode facilmente trazer sérios problemas para a sua empresa e seu fluxo de caixa, e não é o que você deseja, não é mesmo? dicas para sair do vermelho A fim de evitar problemas financeiros para o seu negócio, apontaremos três dúvidas comuns que podem deixar a sua empresa no vermelho.

Posso utilizar o dinheiro da empresa para cobrir gastos pessoais?

Definitivamente, não! O dinheiro que a sua empresa possui não deve ser direcionado para pagamento de contas pessoais.  Após pagamento das despesas fixas, variáveis e eventuais, é preciso reter o valor necessário para melhoria da empresa por meio de novos investimentos. Após o pagamento de todas as contas e ter a garantia de um fundo de reserva, é possível sim estipular um valor a ser retirado pelos sócios sem comprometer as finanças da empresa. Veja mais algumas dicas para não misturar suas contas pessoais com as da empresa clicando aqui.

Afinal, o que é pro labore?

O pro labore representa a remuneração do dono da empresa e dos sócios que ela possui, se os mesmos desempenham funções dentro da empresa. Essa remuneração precisa ser fixada e considerada na hora de contabilizar os custos e o que estiver fora disso, ou seja, se existirem somente sócios investidores, estes deverão se beneficiar apenas dos lucros que a empresa pode vir a ter dentro de um determinado período. Que fique bem claro: sócios que não desempenham nenhuma atividade dentro da empresa não devem ser beneficiados com remuneração garantida pelo pro labore!

Se eu vendo meus produtos com uma boa margem de lucro, minha empresa é considerada lucrativa?

A margem de lucro de uma unidade vendida é importante, mas não é o que de fato define se a sua empresa está sendo lucrativa, isto é, não é garantia de retorno financeiro para a mesma. É preciso, antes de tudo, contabilizar todas as despesas como água, aluguel, luz telefone, transporte, salários, tributos, entre outros. Se for constatado que foram efetuados todos os pagamentos necessários e que houve uma sobra de dinheiro em caixa no final do mês, isso sim significa que a sua empresa está sendo lucrativa. E agora, você se sente mais preparado para evitar que a sua empresa fique no vermelho? Conte para nós!

Compartilhe essa página
Deixe seu comentário