Aprenda a diferença entre custo fixo e custo variável

Seja qual for o tamanho de sua empresa, entender os conceitos e a diferença entre custo fixo e custo variável é fundamental. Ter noções básicas dessas estimativas é fator determinante para se fazer um bom planejamento orçamentário e também pensar na possibilidade de novos investimentos. custo fixo e variavel Dentro da economia corporativa, o custo variável e o custo fixo são os dois principais gastos que um negócio tem ao produzir bens e serviços. Desse modo, entender esses conceitos e saber as suas diferenças é imprescindível, já que o custo total do negócio é justamente a soma entre seus custos variáveis totais e seus custos fixos totais. Que tal saber mais sobre o assunto e garantir o controle adequado das finanças da sua empresa? Então vamos entender melhor como esses custos funcionam.

Custos fixos x Custos variáveis

O custo fixo é aquele que não varia conforme alteração na produção, ou seja, se mantém estático seja qual for o volume produzido no negócio. Como exemplo, podemos citar os gastos com salários da equipe, com limpeza e conservação de equipamentos, aluguéis, pagamento de tributos, gastos com segurança e vigilância, contas de energia e água, telefonia, entre outros. Por outro lado, os custos variáveis são aqueles que dependem e são diretamente relacionados ao ritmo e ao volume de produção ou de prestação de serviços da empresa. Como exemplos de custo variável, podemos destacar: custos de mão de obra e horas extras, comissões de vendas, máquinas adquiridas a mais, fretes e deslocamentos, contratação de mão de obra temporária, entre outros.

Por que saber a diferença entre custo fixo e custo variável?

Controle financeiro e planejamento orçamentário

Uma das principais razões é preparar o seu negócio para os períodos de grande movimentação e de aumento de produção. Sejam eles semestrais, anuais e até mesmo mensais, o aumento de custos variáveis que ocorre em determinados períodos reflete uma maior necessidade de fluxo de caixa em seu negócio e cautela em realizar novos investimentos. Ao contrário, nos períodos em que não há grandes alterações nos custos variáveis pode-se realizar investimentos mais significativos, pequenas reformas e reposição de estoque como preparo para momentos futuros.

Precificação de produtos e serviços

Outra função importante do cálculo de custos fixos e variáveis é a precificação dos produtos e/ou serviços que a sua empresa oferece ao mercado. Geralmente, quanto maior for a produção, maiores serão os custos variáveis da empresa. No entanto, a produtividade tende a diminuir o impacto dos custos fixos sobre cada produto e serviço (já que esses não variam com o aumento da produção). Sendo assim, quanto maior a produção, maior a possibilidade do empresário reduzir seu preço final, já que ele passará a custar menos para ser produzido!   Agora que você já tem conhecimento sobre a diferença entre custo fixo e custo variável, certamente será capaz de elaborar um plano financeiro muito mais preciso, fazendo relatórios internos e precificando corretamente seus bens e serviços.

Compartilhe essa página
Deixe seu comentário