Como calcular e controlar seu Capital de Giro

Para uma empresa se manter no mercado, ela precisa estar financeiramente saudável – e essa é uma máxima que vale para as empresas de qualquer porte. O empresário precisa saber como estão as finanças do seu negócio para assegurar não só o futuro da empresa, mas também a sua estabilidade. A instabilidade natural do mercado e da economia traz à tona a importância do capital de giro - pois, com ele, será possível garantir um fluxo de caixa positivo e o funcionamento da empresa. O capital de giro é fundamental para manter o negócio financeiramente saudável e é por isso que todo empresário precisa entender a importância do seu cálculo e controle, para a estabilidade do negócio.

O que é capital de giro

O capital de giro (também conhecido como capital circulante) é o montante que a empresa dispõe para custear e manter as suas despesas operacionais regulares – sejam elas fixas ou gastos para garantir a produção, prestação de serviços ou comercialização de produtos. É uma reserva de recursos de rápida renovação, com o objetivo de suprir, ao longo do tempo, as necessidades da gestão financeira do negócio. O capital de giro difere do capital fixo (ou permanente), que tem como objetivo o investimento voltado à garantia do que é necessário para o início do processo físico de funcionamento da empresa, como, por exemplo, compra de instalações, imóveis, matéria-prima, máquinas e equipamentos.

Os riscos do mau controle do capital de giro da empresa

Quando o capital de giro da empresa é mal controlado e o seu planejamento financeiro é inadequado, o empreendedor pode ter de recorrer a empréstimos para garantir o pagamento das dívidas e o funcionamento da empresa. Em casos assim, o empresário - por estar em uma situação emergencial - acaba fazendo negociações desfavoráveis (com altas taxas de juros) que poderão comprometer a saúde financeira da empresa em longo prazo.

Como calcular o capital de giro?

Para realizar o cálculo do capital de giro do negócio é necessário conhecer detalhadamente o fluxo de caixa da empresa. O fluxo de caixa passará as informações essenciais do negócio, pois ele representa a base para conhecer as suas despesas. Outro ponto essencial é saber a quantidade de recursos que estão entrando na empresa, ou seja, o seu lucro. O lucro mostrará como o capital de giro está sendo enriquecido – seja sobre o valor em si, como a sua periodicidade. Para finalizar, será preciso definir quanto tempo que o recurso deve durar para que seja reposto constantemente.

A fórmula simples para o cálculo do capital de giro é:

Capital de Giro Líquido = Ativo Circulante – Passivo Circulante Capital de giro líquido: constitui o estoque, o volume de vendas, prazos médios de estocagem, pagamento de compras, compras, custo de vendas, etc. Ativo circulante: constitui contas bancárias, caixa, aplicações financeiras, contas a receber, etc. Passivo circulante: constitui empréstimos, débito com os fornecedores, contas a pagar, etc. Controle adequadamente o capital de giro da sua empresa O controle do capital de giro da empresa é muito importante, pois com ele é feita uma avaliação atual do momento do negócio, como estão os recursos financeiros e dará um norte nas tomadas de decisão para que elas não afetem negativamente o fluxo de caixa. Mantenha as finanças do seu negócio saudáveis e prospere no mercado!

Compartilhe essa página
Deixe seu comentário