Como fazer uma conciliação bancária

É importante, para o sucesso do seu negócio, ter uma noção real de como anda a situação e o fluxo do caixa da sua empresa. Não ser pego de surpresa com a conta no vermelho é sinal de organização e de um processo de conciliação bancária perfeito. Por isso, a pergunta importante é: você sabe o que é a conciliação bancária e – o mais importante – como fazer uma? como fazer uma conciliação bancária

O que é conciliação bancária

A conciliação bancária é o ato de fazer a conferência das contas bancárias da empresa com o controle financeiro interno. O seu objetivo é verificar se tudo está em conformidade e se não há divergência entre os dados que constam no caixa e os que constam nas contas bancárias. Fazer uma conciliação bancária evitará que surpresas aconteçam e, por uma divergência de lançamento e de dados coletados – como, por exemplo, um cheque não conferido que foi compensado – a conta inesperadamente fique no vermelho e cause prejuízos ao negócio.

Como fazer uma conciliação bancária

Após compreender o que é e a importância da conciliação bancária, vamos explicar detalhadamente como fazer uma conciliação bancária para manter o seu negócio saudável e com o controle financeiro em dia.

Faça lançamentos das movimentações periodicamente

É preciso controlar todas as movimentações da empresa – de entrada e saída. Por isso, é importante conferir periodicamente todas as movimentações financeiras. Faça a comparação dos dados coletados nas respectivas contas bancárias e as informações que constam no caixa. Para isso, com o extrato bancário em mãos, faça a comparação de todas as transações com o saldo contábil. Verifique se todos os dados estão de acordo, pois o objetivo é que eles sejam idênticos e que não haja divergência nos números. Caso os dados não estejam em conformidade, faça a correção até que o resultado entre o saldo contábil e os extratos bancários, seja idêntico.

Não se esqueça das tarifas e das transações bancárias

As contas bancárias sempre apresentam débitos e créditos adicionados pelo próprio banco. Os créditos podem ser, por exemplo, o pagamento de juros mensal e os débitos os encargos bancários. É comum que esses dados não sejam registrados nos livros contábeis e, por isso, eles podem resultar em divergências entre os dados que constam no caixa e os que constam nas contas bancárias. Não se esqueça desses dados e alinhe as informações para que a conciliação bancária fique perfeita.

Preste atenção nas transações contábeis

No extrato bancário da conta da empresa, não constará o valor dos cheques que ainda não foram descontados e há a possibilidade de não constar os valores de depósitos que ainda estão sendo processados pelo banco. Ao realizar a conciliação bancária, junte todos os dados e registre todas as transações contábeis positivas(depósitos que estão em processo de serem creditados pelo banco) e negativas(cheques que ainda não foram descontados pelos beneficiários). No caso dos cheques que ainda não foram descontados e que não foram devidamente registrados, é que reside o problema da falta de conciliação bancária. Nesses casos, pode acontecer da conta bancária da empresa ficar inesperadamente no vermelho, já que o empresário não contava com esse débito. Preste atenção nas transações contábeis positivas e negativas para evitar surpresas desagradáveis.

Verifique e compare os saldos

Com todos os dados levantados e anotados, faça a comparação entre o saldo do seu livro contábil e o saldo do banco. O resultado desejado é que eles estejam iguais e devidamente ajustados. Porém, caso o resultado não seja idêntico, o motivo pode ser: Transação não registrada: É possível que ocorreu alguma transação que você não registrou. Verifique as transações listadas no extrato bancário e nos seus livros contábeis. Cruze os dados, identifique o que não foi registrado e faça a correção. Saldo inicial do caixa registrado errado: Verifique se o saldo inicial do caixa está correto. Caso esteja incorreto, o saldo final realmente estará divergente. Verifique e faça as correções, se necessário. Troca de números: Quando os saldos estão divergentes, é possível que houve um erro de transposição, ou seja, que você inverteu os números e registrou o valor errado – seja um erro de digitação ou de anotação. O importante é encontrar o que está causando a divergência entre os saldos e realizar a correção. Está com dificuldade? Procure ajuda especializada em gestão financeira!

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