Cuide das finanças da empresa desde o começo

Cuidar das finanças da empresa desde a sua abertura é primordial para obter bons resultados e manter o equilíbrio financeiro tão desejado. Talvez não seja uma tarefa das mais fáceis, mas sem dúvida alguma é requisito básico para que a sua empresa dê lucro e se mantenha de pé.finanças da empresa desde cedoO ideal é estabelecer estratégias desde o princípio e reservar um tempo para cuidar com afinco das finanças, pois um negócio saudável consegue produzir de forma constante, captar recursos necessários, vender bem seus produtos e/ou serviços e, é claro, estar em dia com as contas. Que tal se aprofundar um pouco mais nesse assunto para não correr riscos e se ver diante de prejuízos? Veja a seguir algumas dicas que certamente ajudarão você a cuidar muito bem das finanças da sua empresa desde o começo.

Criação de um fundo de emergência

Nunca se sabe quando imprevistos vão acontecer e despesas inesperadas vão surgir, tais como: queda nas vendas e atraso no pagamento dos clientes. Por essa razão, o ideal é criar um fundo de reserva para cobrir pelo menos três meses de despesas, considerando a não existência de lucro. O valor deve ser colocado em uma aplicação que ofereça liquidez, ou seja, que possa ser retirado a qualquer momento, afinal o objetivo é recorrer a ele em caso de imprevistos. Você pode aplicar o dinheiro em um fundo de renda fixa, por exemplo.

Separação de contas pessoais das corporativas

Crie contas separadas e jamais utilize dinheiro do caixa da empresa para pagar despesas pessoais, caso contrário, terá prejuízos no seu negócio e faltarão recursos para arcar com as despesas corporativas. Outra atitude a ser tomada é estabelecer previamente um pró-labore para todos os sócios da empresa, assim se tem a garantia de uma renda fixa sem precisar mexer no caixa do seu negócio. Veja mais dicas para não misturar as contas neste post.

Validação de planejamento em longo prazo

Ter noção de quanto a empresa vai lucrar no futuro está diretamente relacionado ao planejamento estratégico e controle das finanças e ainda contribui para saber em quanto tempo pode-se esperar os lucros. Desse modo é possível corrigir a rota e os procedimentos caso algo esteja dando errado e fora do planejado.

Decisões assertivas sobre investimentos

Para melhor investir, ou seja, para fazer as escolhas certas ao investir dinheiro da sua empresa, cuide e controle as finanças e saiba exatamente o quanto pode usar de recursos para determinado investimento, se o mesmo vale realmente a pena e quanto irá retornar para o caixa da empresa.

Gestão de riscos

Você deve estar preparado para gerenciar situações que envolvam riscos, tais como: crises financeiras, mudanças rápidas de preços, incerteza da inflação, baixo volume de vendas, entre outros. Por isso é fundamental que você tenha um planejamento sólido, baseado nas movimentações do seu fluxo de caixa e ter sempre uma carta na manga para não arruinar o seu negócio. Cuidar das finanças da empresa desde o começo é preservar a saúde financeira da mesma. É uma atitude que garante o crescimento em um mercado cada vez mais competitivo. Coloque já as nossas dicas em prática!

Compartilhe essa página
Deixe seu comentário