Dicas para não misturar contas pessoais com as da empresa

Misturar suas contas pessoais com as da empresa é um caminho que não deve ser tomado e que pode gerar prejuízos para o seu negócio. Parece difícil resistir à tentação de usar os lucros da empresa com gastos pessoais, mas é preciso lembrar-se da prioridade: sua empresa. Ao mesmo tempo em que é preciso usar os lucros especialmente para reinvestir no seu negócio, você também não pode ficar sem dinheiro para cobrir gastos pessoais. Afinal, se resolveu empreender é para que pudesse ser dono de seu próprio dinheiro. não misturar as contas da empresa

Então, como não misturar contas pessoais com as da empresa?

A principal questão que você deve ter em mente é que não se pode considerar suas despesas pessoais mais importantes do que as da empresa. Segundo Alex Serodio, fundador do site Beleza Na Web, “se você investiu em um negócio, é porque acredita que ele pode dar certo e precisa investir nele antes de colher os frutos. Logo, a maior parte do lucro deve ser aproveitada na própria empresa.”

Dê o exemplo

Não existe nada pior do que seus funcionários verem que você usa o dinheiro da empresa para gastos pessoais. Isso passa a impressão de que você tem mais direitos do que o resto do pessoal, além de desmotivar muitos deles. Dê o exemplo e separe a conta da empresa da sua conta pessoal.

Cuidado com o sucesso

Após alguns meses de trabalho duro e investindo na empresa, é normal que, quando o trabalho comece a dar frutos, você fique animado com o sucesso do seu negócio e se empolgue. Porém, segure essa animação e contenha a vontade de gastar a primeira remessa de lucros com despesas pessoais. Lembre-se que um novo negócio ainda não é estável e que podem acontecer imprevistos; se você tiver gasto todo o lucro com interesses pessoais, a empresa passará por dificuldades.

Como calcular seu salário?

Sim, você está trabalhando duro e merece um salário. Porém, seja razoável na hora de calcular seu salário de empreendedor. Considere a realidade em que está sua empresa, pois seu salário não poderá comprometer o salário dos outros funcionários. Calcule também qual seria seu salário se você exercesse sua função numa empresa em que fosse funcionário. Veja também quais são suas despesas pessoais que não podem deixar de serem pagas. A partir disso, pondere qual será o seu salário ideal como dono de um negócio sem que isso prejudique sua empresa.

Seu maior investimento

Enxergue sua empresa como o seu maior investimento. Sendo assim, ela deve ser prioridade na sua vida! Invista seu lucro em melhorias e no crescimento do seu maior sonho. Somente assim você poderá crescer com equilíbrio para que, no futuro, possa desfrutar dos benefícios de ser dono de seu próprio negócio. Se você está com dificuldades, procure ferramentas que irão lhe ajudar na gestão da sua empresa!

Compartilhe essa página
Deixe seu comentário