EBITDA: O que é, para que serve e como calcular

EBITDA é um indicador financeiro comumente utilizado por analistas de mercado e empresas de capital aberto, na hora de avaliar o lucro referente apenas ao negócio. O cálculo desconta qualquer ganho financeiro da companhia e avalia o desempenho da empresa de forma objetiva e sem influências externas.

O que é o índice EBITDA?

A sigla EBITDA significa Earnings Before Interests, Taxes, Depretiation and Amortization (lucro antes dos juros, imposto de renda, amortização e depreciação). O EBITDA representa o quanto a empresa gera de recursos apenas em suas atividades operacionais, sem considerar os impostos e efeitos financeiros, ou seja, ele indica quanto dinheiro é gerado pelos ativos operacionais.

Para que serve o EBITDA?

O índice EBITDA é muito importante para administradores de empresa e empresários, pois, por permitir que seja feita uma avaliação do processo de geração de valor como um todo e não apenas do resultado final da organização, o EBITDA faz a medição da eficiência e produtividade da empresa, avaliando assim o seu desempenho real. Quando o índice EBITDA é feito ano após ano, ele torna-se um importante dado para se avaliar a variação do resultado da empresa, como, por exemplo, se ela aumentou a sua produtividade e eficiência ou diminuiu. Além disso, o índice EBITDA é útil no mercado de ações, pois torna possível a comparação entre empresas quanto às suas eficiências – sejam empresas de um mesmo setor ou de setores diferentes.

O EBITDA é a mesma coisa que o EBIT?

O EBIT é a sigla em inglês para Earning Before Interest and Taxes (lucro antes dos juros e tributos). O resultado do EBIT apresenta qual é o verdadeiro lucro contábil a partir das atividades genuinamente ligadas ao negócio, ou seja, o quanto a empresa obteve de lucro considerando apenas as operações realizadas pela atividade final da empresa. Já o EBITDA é uma medida que consiste no EBIT tradicional, porém, eliminados ainda os efeitos da depreciação de ativos tangíveis e da amortização de ativos intangíveis, que anteriormente haviam sido deduzidos como despesas do período.

Como calcular o EBITDA

Para calcular o índice EBITDA de uma companhia, o primeiro passo é calcular o lucro operacional. No Brasil, o critério utilizado para calcular o lucro operacional é subtrair da receita líquida da empresa, o custo dos produtos vencidos (CPV), as despesas financeiras líquidas e as despesas operacionais. Com o resultado do lucro operacional, o índice EBITDA será calculado somando do lucro operacional a depreciação e amortização inclusas nas despesas operacionais e no custo dos produtos vendidos (CPV). O processo para o cálculo do EBITDA é: 1) Cálculo das despesas operacionais. O cálculo é feito da seguinte forma: despesas gerais + despesas administrativas + despesas com vendas – (amortização + depreciação); 2) Cálculo do lucro operacional líquido. O cálculo do lucro operacional líquido é feito da seguinte forma: receita operacional líquida – (despesas operacionais + despesas financeiras líquidas + custo dos produtos vendidos); 3) O lucro operacional líquido será somado à amortização e depreciação (no custo dos produtos vendidos e nas despesas operacionais); 4) Serão somados à depreciação e amortização os juros e lucro operacional líquido; 5) Com os resultados obtidos em cada um dos passos, se fará a fórmula para o cálculo do EBITDA, que é: lucro operacional líquido (antes das despesas financeiras e imposto de renda) + depreciação + amortização.

O uso do índice EBITDA

O índice EBITDA é útil para analisar a origem dos resultados de uma empresa, pois mede com precisão a eficiência e produtividade de um negócio. Porém, em contrapartida, por não considerar o montante do reinvestimento requerido pela depreciação, o EBITDA pode dar uma falsa ideia sobre a efetiva liquidez da companhia. A conclusão é que o EBITDA é um índice muito importante, porém o ideal é utiliza-lo em conjunto com outros indicadores de desempenho da empresa, para, que assim, haja uma visão mais ampla e completa sobre a performance da empresa. Está em busca de relatórios financeiros? Não deixe de conferir os planos da Valoorize e, de forma fácil e rápida, obtenha relatórios financeiros da sua empresa!

Compartilhe essa página
Deixe seu comentário