Empresa eficiente! Dicas para fazer o controle de caixa.

O fluxo de caixa caracteriza-se, basicamente, pela entrada e saída de recursos financeiros de uma empresa. O exercício de fazer o controle de caixa, ou seja, dessa entrada e saída de tais recursos, pode ser considerado de alto nível quando há um registro detalhado de todas as movimentações, identificadas por categorias, ou seja, se diz respeito a receita de pagamento de clientes, cursos operacionais, despesa com salários e assim por diante. como fazer controle de caixa Com um fluxo de caixa devidamente detalhado e organizado, é possível reconhecer se vai sobrar ou faltar dinheiro ao final de um determinado período, se será viável negociar prazos maiores com fornecedores e clientes ou se haverá a necessidade de pegar empréstimos para cobrir despesas fixas ou eventuais. Para você melhor conduzir o controle de caixa da sua empresa, destacamos algumas dicas simples, mas bastante úteis:

Identificação de saldo inicial da empresa

A primeira coisa que deve ser levada em consideração ao criar uma gestão financeira mais sólida é identificar quanto de dinheiro a empresa possui em caixa atualmente e nas contas bancárias vinculadas ao negócio. Assim você poderá ter uma visão mais ampla dos recursos financeiros que a sua empresa tem disponível, ou seja, com quais recursos você poderá contar efetivamente.

Categorização de receitas e despesas

Antes de iniciar os lançamentos de despesas e receitas da sua empresa, é fundamental que você classifique essas transações em categorias, como: aluguéis, material de escritório, salários, luz, impostos, entre outros. Seguramente isso será útil quando no futuro você desejar analisar as origens mais relevantes de recursos ou quais custos poderão ser reduzidos ou cortados.

Registro das entradas e saídas por período

Organize-se pra registrar todos os valores que a empresa tem a receber em determinado período (pode ser em dozes meses), para que seja possível projetar o fluxo de caixa de forma mais precavida. Anote as contas a receber e as vendas feitas a vista e a prazo na data exata em que a transação foi ou será concretizada. Do mesmo modo, passe a ter um controle rigoroso de tudo que a empresa tem a pagar a curto e médio prazo. Atente-se para o fato de que existem saídas de recursos que possuem valor fixo e esperado, como parcelas da compra de um equipamento ou aluguel do espaço. E não se esqueça dos gastos estimados, como por exemplo, a conta de energia elétrica e consumo de água.

Atualização e correção dos lançamentos

No dia a dia da empresa acontecerão novas compras e vendas, receitas e despesas. Por isso, acrescente diariamente todos os lançamentos e corrija o saldo operacional do seu caixa, que compõe a diferença que existe entre as entradas e saídas. O saldo final do seu caixa sempre corresponderá à soma do saldo inicial com o saldo operacional atualizado. Siga as nossas dicas e torne sua empresa mais eficiente com um controle de caixa organizado e seguro!

Compartilhe essa página
Deixe seu comentário