Entenda mais sobre o Ponto de Equilíbrio Econômico

Todas as empresas estão sujeitas a um mercado altamente competitivo, por isso ferramentas e estratégias gerenciais eficazes são essenciais a sobrevivência dos negócios. Nesse contexto, destacamos o Ponto de Equilíbrio Econômico como alicerce para a gestão e tomada de decisão por parte dos empresários e gestores.o que é ponto de equilibrio economicoO Ponto de Equilíbrio (também conhecido como Break Even Point) representa o faturamento mínimo para cobrir despesas e atender às expectativas de lucro. Contudo, existem três variações do cálculo de Ponto de Equilíbrio que é importante conhecer. Veja abaixo:

  • Ponto de Equilíbrio Contábil
  • Ponto de Equilíbrio Financeiro
  • Ponto de Equilíbrio Econômico
Para efetuar o cálculo desses três métodos, é preciso levar em consideração dados gerenciais e contábeis do negócio, de acordo com a sua realidade e disponibilidade de dados. Antes de mostrarmos as diferenças de cada um, vale a pena lembrar de um conceito bastante relevante para o cálculo das três variações do Ponto de Equilíbrio, que nada mais é que o valor das vendas menos o valor dos custos e despesas variáveis.

Margem de Contribuição = Valor das Vendas – (Custos Variáveis + Despesas Variáveis)

Veja detalhes no post O que é Margem de Contribuição?Agora sim podemos conhecer as características do Ponto de Equilíbrio Econômico. Confira:

Ponto de Equilíbrio Contábil

Esse é o método mais utilizado e mostra a quantidade de vendas necessárias para que o seu lucro seja zero.Lucro = ZeroFórmula: PEC = Gastos Fixos / Margem de ContribuiçãoVantagem: leva em consideração seus informativos contábeis para mostrar exatamente o quanto você precisa vender para ficar com lucro zero. Ou seja, qualquer quantidade abaixo desse valor irá resultar em prejuízo.

Ponto de Equilíbrio Financeiro ou de Caixa

Não leva em conta a amortização e depreciação, fatores que diminuem o lucro, mas que gerencialmente não representam saída de caixa do seu negócio.Lucro = Zero – DepreciaçãoFórmula: PEE = (Gastos Fixos – Gastos não Desembolsáveis) / Margem de ContribuiçãoVantagem: o cálculo não leva em consideração gastos que não vão sair do seu caixa, te mostrando exatamente quanto você precisa vender para ficar com o lucro zerado. O único problema dessa abordagem é que ela não o prepara para momentos de troca de máquinas ou equipamentos que precisarão ser trocados no futuro.

Ponto de Equilíbrio Econômico

Nesse caso, a empresa determina um lucro mínimo desejado para se embutir no cálculo, representando uma remuneração ao capital investido nela. Na prática, esse cálculo sempre deveria ser utilizado em conjunto com o ponto de equilíbrio contábil, já que existem sempre dois parâmetros de análise financeira, quanto vender para não ter prejuízo e quanto vender para lucrar o desejado.Lucro = Zero + Remuneração do Capital PróprioFórmula: PEF = (Gastos Fixos + Lucro Desejado) / Margem de ContribuiçãoVantagem: o cálculo já leva em consideração o quanto você quer de lucro, ajudando a entender a quantidade de produtos ou serviços que precisam ser vendidos para você ter retorno. E então? Sua empresa consegue alcançar o Ponto de Equilíbrio Econômico com facilidade ou dificuldade?

Compartilhe essa página
Deixe seu comentário