Iniciante na contabilidade? A gente te dá algumas dicas!

iniciante na contabilidade É comum que um empreendedor abra seu negócio mesmo sendo um iniciante na contabilidade, afinal, o espírito de empreender pode aparecer em diversos perfis, e nem sempre são pessoas com experiência prévia no mundo do gerenciamento financeiro. Apesar disso, todo empreendedor sabe da importância de cuidar bem da contabilidade de sua nova empresa e garantir que todos os compromissos fiscais estejam em dia. Ou seja, é preciso fazer o mínimo de esforço para dar conta.

Iniciante na contabilidade? A gente te dá algumas dicas!

Organização antes de tudo

Organize e arquive todos os seus gastos, investimentos, controle de caixa, pagamentos e recibos. Não basta apenas juntar todos esses dados: sem organização, tudo vai apenas virar um amontoado de documentos. Estabeleça metas semanais ou mensais de organização e atualização dos livros contábeis da empresa. Na era digital em que estamos, você pode preferir criar arquivos digitais com scans ou até mesmo fotos de recibos e outros documentos, ao invés de acumular pastas e mais pastas de informações no papel. Apenas lembre-se que é importante ter um backup caso sua organização seja digital.

Saiba o que está fazendo

É importante saber pelo menos um pouco sobre contabilidade para ter noção do que você está fazendo (ou se o profissional que você contratou para lhe auxiliar está fazendo a coisa certa). Dedique algumas horas de sua semana a aprender um pouco sobre contabilidade, técnicas e estratégias de escrituração financeira. Você pode encontrar diversos cursos livres para iniciantes na internet e até mesmo em instituições de ensino e os preços variam. Invista esse tempo e dinheiro para a saúde financeira da sua empresa!

Procure um profissional

É muito provável que, com as infinitas atribulações que você tem como dono de um negócio, não sobre muito tempo para se dedicar integralmente ao balanço contábil da sua própria empresa. Por isso, é possível contratar um profissional para se dedicar a essas questões, como um contador ou até mesmo uma consultoria para organizar as finanças da sua marca. Mas não se esqueça, mesmo com ajuda profissional é importante que você saiba pelo menos o básico de contabilidade e que mantenha as finanças da sua empresa organizadas para facilitar o trabalho de todos.

Compartilhe essa página
Deixe seu comentário