Markup: Calculando o preço de produtos e serviços

É comum o empreendedor se questionar se está calculando o preço de produtos ou serviços da forma correta. O valor que foi definido cobre os custos como produção, distribuição e encargos e, mesmo assim, gera lucro? O Markup é o termo econômico que tem o poder de indicar o quanto do valor que foi definido está acima do seu custo de produção e distribuição – ou seja, ele indica a diferença entre o custo de um bem ou serviço e o seu preço de venda. O Markup é um método de precificação, que permite o controle do preço de venda de um produto ou serviço, por meio de um indicador ou índice, que, quando aplicado sobre o custo do produto/serviço, tem o poder de determinar o seu preço de venda e comercialização. como calcular o preço de produtos O índice Markup é frequentemente utilizado por causa de sua praticidade de cálculo na hora de realizar uma venda. Por permitir a definição de mais de um índice Markup por produto (cada um em cima da quantidade de lucro definido), o índice - por conta de sua praticidade - permite uma maior flexibilidade na hora da venda.

Qual a importância do índice Markup?

O índice Markup permite uma maior segurança na hora de definir o preço de um produto ou serviço - e também na hora de definir os seus possíveis descontos. Com o índice Markup em mãos, você terá a certeza de que todos os custos daquele produto/serviço estão cobertos e que, além disso, você estará com uma margem de lucro. Ao definir o índice Markup para os produtos/serviços do seu negócio, os seus funcionários saberão até que ponto podem dar desconto em cima de cada produto, sem a necessidade de burocracias e cálculos extras sempre que algum cliente solicita um desconto. O índice Markup, além de ser prático, garante que os valores definidos para a venda de um produto/serviço estão adequados e que, quando você for dar algum desconto, os custos ainda estarão cobertos e o lucro estará garantido.

O índice Markup é composto pelo que?

O Markup é composto por despesas fixas, margem de lucro e despesas variáveis, que terão os seus valores somados e o resultado obtido será multiplicado pelo preço de custo. O resultado final será o preço de venda.

Como calcular o índice Markup?

O primeiro passo é ter o valor de cada uma das variantes que compõe o índice Markup, sendo elas: Despesas fixas: são os gastos que não estão agrupados de forma direta ao custo do produto/serviço, como, por exemplo, as despesas administrativas e comerciais. Despesas variáveis: são os custos gerados com a realização de uma venda, como, por exemplo, a comissão dos vendedores e os impostos sobre venda. Margem de lucro: é o valor de lucro que se espera sobre o preço unitário de cada produto. Esse valor pode ser o mesmo para todos os produtos/serviços ou pode ser definido de forma individual para cada um deles. Custo direto: é o valor para a aquisição de cada produto/serviço. O primeiro passo para o cálculo do índice Markup é identificar o percentual das despesas variáveis para aquele produto ou serviço. O segundo passo é identificar o percentual das despesas fixas daquele para aquele produto ou serviço. O terceiro passo é definir o percentual de lucro pretendido. A fórmula é: 100/[100-(DV+DF+LP)]
  • 100 é a representação do preço unitário total de venda em percentual
  • DV representa o percentual das despesas variáveis
  • DF representa o percentual das despesas fixas
  • LP representa o percentual da margem de lucro pretendido

De forma prática, o cálculo Markup ficaria:

O seu produto custa R$60,00 e os índices são: DV=10%, DF=10% e LP=15% 100/[100-(10+10+15)] 100/[100-(35)] 100/65 Markup = 1,5384 Preço de venda = 60,00 x 1,5384 = 92,30 É importante ressaltar que o valor da margem de lucro sobre o preço de venda nunca poderá ser superior a 100%, pois, caso for acima ou próximo a 100%, o resultado será cada vez mais alto e se torna exponencial.

Que tipo de empresa pode utilizar o índice Markup?

Em teoria, toda e qualquer empresa pode utilizar o índice Markup. O índice é eficaz para a precificação de produtos e serviços. Porém, em alguns casos, a definição do preço com base nos custos não é a mais indicada. Por isso, é importante estudar caso a caso.

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