O que é Margem de Contribuição?

Conhecer a Margem de Contribuição advinda das vendas efetivadas pela sua empresa pode ser útil para organizar as finanças e oferecer estabilidade aos negócios, além de ser uma forma de controlar as contas da empresa e melhor precificar os produtos.

Mas afinal, o que é Margem de Contribuição?

Margem de Contribuição é a quantia em dinheiro que sobra da Receita obtida através da venda de um produto, serviço ou mercadoria após retirar o valor dos gastos variáveis (este composto por custo variável e despesas variáveis). Tal quantia é que irá garantir a cobertura do custo fixo e do lucro, após a empresa ter atingido o Ponto de Equilíbrio, ou Ponto Crítico de Vendas (Break-even-point). Ponto de equilíbrio é o valor ou a quantidade que a empresa precisa vender para cobrir o custo das mercadorias vendidas, as despesas variáveis e as despesas fixas. No ponto de equilíbrio, a empresa não terá lucro nem prejuízo.finanças para pequenas empresas

Analisando os termos

Margem: refere-se à diferença entre o valor de venda e os valores dos custos e das despesas específicas, também conhecidos como "custos variáveis e despesas variáveis da venda”.Contribuição: refere-se à parcela do valor arrecadado nas vendas que contribui para o pagamento das despesas fixas e também para o lucro da empresa. A margem de contribuição, portanto, é o valor das vendas menos o valor dos custos e despesas variáveis.Segue a fórmula:

Margem de Contribuição = Valor das Vendas – (Custos Variáveis + Despesas Variáveis)

Entendendo o que é custo e o que é despesa

Custo: todo e qualquer gasto relativo à aquisição ou produção de mercadorias, como por exemplo, mão-de-obra e gastos gerais de fabricação, como manutenção, materiais de conservação e limpeza, depreciação de máquinas e equipamentos, entre outros.Despesas: são todos os gastos relativos à administração da empresa, como marketing, área comercial, financeiro, entre outros. Ou seja, são os gastos que a empresa precisa ter para manter a estrutura funcionando, porém não contribuem diretamente para geração de novos itens que serão comercializados. São exemplos de despesas: salários da administração, honorários da diretoria, material de escritório, comissão de vendedores, propaganda e publicidade, etc.

Entendendo o que é variável e o que é fixo

Custo fixo: é fixo tudo aquilo que tem que ser pago independente de serem realizadas vendas pela empresa (energia, aluguel do ponto comercial, salários dos colaboradores internet, telefonia, entre outros).Custo variável: é variável toda aquela despesa ou custo que depende da realização de vendas para existir. Despesas como impostos e comissões de vendedores, embora tenham tarifas geralmente fixas, podem ser pagas em maior ou menor quantidade, dependendo do volume de vendas. Leia mais aqui. Por fim, a Margem de Contribuição é um excelente indicador para mostrar as reais necessidades da empresa: ajuda na tomada de decisões para aumentar as vendas, nas mudanças de estratégias, na troca de fornecedores e reajuste de preços, garantindo a saúde financeira do negócio. Ao conhecer exatamente o que a sua empresa lucra ou deixa de lucrar é possível modificar as estratégias e alcançar excelentes resultados!

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