Pequenas despesas que podem dar prejuízo para sua empresa

O fim do mês chegou e você notou que as suas despesas foram maiores do que imaginava? Saiba que o problema pode estar nas pequenas despesas, das quais você não tem controle. Um erro bastante recorrente na gestão financeira das pequenas empresas é a falta de cuidado e atenção com os pequenos gastos mensais. Muitos empreendedores inclinam-se a não considerá-los relevantes e não os incluem no fluxo de caixa. Quando estas despesas não são devidamente calculadas, elas podem trazer prejuízos para sua empresa e atrapalhar o seu planejamento financeiro. Provavelmente esta pode ser a causa pela qual muitas empresas, mesmo contabilizando as despesas maiores, continuam com o caixa desequilibrado. O grande problema é que, ao não dar importância aos pequenos gastos, você chegará ao final do mês sem identificar onde o dinheiro foi parar. E isso pode ocorrer justamente em um período de baixa nas vendas, onde cada centavo passa a ter uma grande importância para o equilíbrio do seu caixa. Quanto maior controle você tiver das pequenas despesas, maior segurança terá para considerá-las nos meses subsequentes e muito mais conhecimento sobre onde é possível economizar. Entenda quais são as despesas que podem dar prejuízos e são verdadeiras vilãs para o caixa da sua empresa:

Despesas com viagens

Ao viajar pela empresa, por vezes surgem pequenas necessidades que acabam não sendo contabilizadas, mesmo que tenham relação direta com o seu trabalho. Exemplos: ligações de celular, compra de carregador que foi esquecido, compra de canetas, os cafezinhos na padaria da esquina, entre outros.

Mimos para os clientes

Agradar o cliente é uma atitude que costumar cativar e atrair os mesmos ao seu estabelecimento. Se você tem o hábito de oferecer doces e salgados simples no primeiro sábado do mês (por exemplo) e costuma oferecer balas diariamente, estas são pequenas despesas que talvez você não tenha o costume de registrar.

Almoço de negócios

Almoçar com os seus fornecedores não é algo tão presente na sua rotina, mas vez ou outra você considera importante para estreitar a relação entre as partes. Sem dúvida esta é uma excelente iniciativa, mas o problema é que você não se lembra de contabilizar o gasto com o almoço, bebidas, sobremesa e gasolina que gastou para se deslocar até o restaurante. Fique atento!

Gastos extraordinários

São as despesas que você tem eventualmente com motoboy para buscar algum documento importante ou até mesmo as despesas com táxi para seu único funcionário que não conseguiu voltar para casa devido à greve de ônibus ou de metrô.

Serviços burocráticos

Você já nem se lembrava da urgência em renovar seu alvará junto à prefeitura e foi aquela correria: impressão do requerimento de solicitação, cópia da escritura do imóvel, cópia do alvará anterior, do IPTU e CNPJ... Custou mais tempo do que dinheiro, mas seria importante registrar essas despesas, não é mesmo? Como podemos ver, o controle financeiro de pequenas despesas requer atenção e dedicação do empreendedor. Ignorar tais despesas por considerá-las insignificantes é um grande erro, que pode trazer alguns prejuízos para o seu negócio, inclusive reduzir seus ganhos a partir de uma margem de lucro mal estabelecida. Por fim, fica a lembrança de que você é inteiramente responsável pela gestão adequada das finanças do negócio que tanto sonhou e lutou para abrir. Portanto, registre todas as suas movimentações e garanta a saúde financeira de sua empresa!

Compartilhe essa página
Deixe seu comentário