Por que é tão importante fazer um planejamento financeiro?

A vida de um empreendedor é sempre cheia de preocupações - e as dúvidas não são apenas comuns, como são frequentes. A razão disso é que todos os empresários têm como objetivo que a empresa atinja o sucesso e que funcione de forma organizada e funcional. Uma das dúvidas mais comuns entre os empresários é se é realmente importante fazer um planejamento financeiro. importancia planejamento financeiro

Um bom planejamento financeiro faz a diferença para um negócio?

Muitos empresários cometem um erro grave já no início das atividades da empresa. Por considerarem o negócio de pequenas dimensões, eles não realizam um planejamento financeiro e, no futuro, alguns problemas graves podem surgir. Ao realizar um bom planejamento financeiro de um negócio, análises e controles das atividades financeiras da empresa são realizados. Com isso, é possível melhorar os seus resultados em longo prazo e aumentar o seu patrimônio. Além disso, a realização de um planejamento financeiro permite que o empresário sempre visualize a atual situação do seu negócio, sem ter surpresas desagradáveis no futuro. Uma empresa com todas as finanças devidamente organizadas permite que o empreendedor sempre esteja consciente de como andam as coisas dentro do seu negócio. Dessa forma, o empresário tem segurança de saber qual o melhor momento para ampliar as atividades ou mesmo para realizar novos investimentos.

Podem surgir problemas pela falta de um planejamento financeiro?

Quando não se realiza um planejamento financeiro de uma empresa, diversos problemas podem aparecer em curto e em longo prazo – sendo os de longo prazo os que podem trazer maiores prejuízos para o empreendedor.

Informações erradas

A não realização de um planejamento financeiro pode ter, como resultado, a falta de informações corretas e que são importantes para a saúde de uma empresa. Falta de controle real do estoque de mercadorias. Desencontro de informações sobre o saldo do caixa. Valores errados sobre as despesas gerais da empresa. Esses são apenas alguns exemplos de problemas que a falta de planejamento financeiro pode trazer. O resultado é lastimável: o empresário não consegue ter a informação precisa se o negócio está gerando lucros ou prejuízos em suas atividades - o que pode comprometer de forma definitiva o sucesso e continuidade do negócio em longo prazo.

O planejamento financeiro garante segurança e lucratividade ao negócio

Realizar o planejamento financeiro do seu negócio é garantir a saúde da empresa, de que ela gerará lucros e de que, dia após dia, a companhia estará caminhando rumo ao sucesso. O planejamento financeiro é vital para a existência saudável de um negócio. Ele permite que seja realizado o cálculo correto do preço de venda, já que se têm os valores exatos de todos os custos e despesas. Isso fará o empresário não ter prejuízos de forma despercebida – coisa comum na vida de um empreendedor que não realizou o planejamento financeiro do seu negócio.

Saiba de onde vem os valores recebidos

Quando uma empresa não possui um planejamento financeiro, é comum que o empresário não saiba o volume e muito menos a origem dos valores recebidos. Tudo isso acontece porque não foi elaborado um fluxo de caixa e, por isso, não há um controle das suas movimentações diárias. O planejamento financeiro garante que o empreendedor saiba o montante de valores que são recebidos e também quais são as suas origens. Uma empresa que tem as suas finanças devidamente controladas é considerada saudável e com maiores chances de prosperar em seu ramo de atividade.

Saiba quais recurso financeiros você pode utilizar

O planejamento financeiro permite ao empresário fazer uma boa utilização dos recursos financeiros da empresa. Ele sempre saberá como e quando negociar novas captações de recursos financeiros, assim como quando aplicar os recursos financeiros que estão disponíveis.   Para ter uma empresa saudável, é importante realizar um bom planejamento financeiro. Não deixe para depois. Faça isso o quanto antes e garanta um negócio bem-sucedido!

Compartilhe essa página
Deixe seu comentário