Qual a diferença entre cupom fiscal e nota fiscal?

O cupom fiscal e a nota fiscal são documentos importantes nas relações comerciais. Uma dúvida frequente é: qual é a diferença entre cupom fiscal e a nota fiscal? Por isso, hoje falaremos sobre as diferenças e qual a importância de cada um desses documentos fiscais. diferença entre nota fiscal e cupom fiscal

O que é nota fiscal?

A nota fiscal é um documento que comprova diversos tipos de transações, como, por exemplo, circulação de mercadorias, compra e venda de produtos e comprovação de serviços prestados. Além de comprovar diferentes tipos de transação, a nota fiscal também é um documento auxiliar na hora da devolução e troca de produtos. Emitida pelo sistema de caixa ou pelo sistema de vendas da empresa, a nota fiscal contém informações consideradas mais completas sobre a compra – enquanto no cupom fiscal, as informações são mais sucintas. As NFC-e (nota fiscal do consumidor eletrônica) que são emitidas enviam informações eletronicamente para os sistemas do governo e permite que a loja tenha o armazenamento de dados do comprador, como, por exemplo, o CPF. A NFC-e é uma facilidade para o negócio, já que permite a realização de consultas rápidas sobre as notas fiscais e garante todos os direitos dos seus clientes.

O que é cupom fiscal?

O cupom fiscal é um documento emitido pelo comércio varejista para o consumidor final, com o objetivo de comprovar a compra e venda de produtos ou prestação de serviços. Este documento é emitido pelo ECF (emissor de cupom fiscal) através de impressoras de cupons fiscais. Nesse tipo de documento, as informações sobre a compra e venda ou prestação de serviços são mais sucintas, sendo elas: descrição dos itens comprados/vendidos, valor do produto ou serviço, data, local e horário da transação que foi realizada, valor dado como pagamento e a forma de pagamento utilizada.

Qual a diferença entre cupom fiscal e a nota fiscal?

A nota fiscal é um documento que traz informações mais completas sobre a transação de compra, venda ou prestação de serviços que foi realizada. Em contrapartida, o cupom fiscal traz informações mais resumidas. Na nota fiscal é possível encontrar as informações completas sobre o comprador, como número do CPF, RG, nome completo, endereço e telefone de contato – informações que não estão presentes em um simples cupom fiscal.

O cupom fiscal e a nota fiscal são importantes para a empresa?

A emissão de cupom fiscal e de nota fiscal não são apenas importantes para a empresa, são obrigatórios: a não emissão pode gerar prejuízos e multa por sonegação de impostos. Com o advento da lei nº 12.741/12 é obrigatório ter a informação sobre os tributos no cupom fiscal e na nota fiscal que forem emitidos. Por isso, é importante prestar atenção nesse detalhe para que a empresa não tenha prejuízos pelo não cumprimento da regra. Emitir cupom e nota fiscal traz diversos benefícios para a empresa, como um maior controle fiscal e transparência, facilidade na hora de realizar as contas da empresa, combate à sonegação de impostos, além de permitir que o consumidor faça a troca ou devolução de produtos com facilidade. A emissão de cupom fiscal e de nota fiscal é importante para o seu cliente e para a sua empresa!

Compartilhe essa página
Deixe seu comentário